O que são Políticas Internas e por qual razão eu preciso delas?

Ao se iniciar uma nova relação de emprego, empresa e empregado firmam um contrato de trabalho, contendo direitos e deveres das partes, no entanto, o documento não é completo, e é neste ponto que entram as Políticas Internas, também chamadas de Regulamento Interno, Normatização ou Norma Interna. As Normas e Políticas Internas tem como objetivo esclarecer pontos da relação existente entre empresa e trabalhador, tornando claras as obrigações das partes, bem como os ônus e bônus do vínculo existente.

 

Estas regras são diretrizes importantes para garantir a padronização e equidade na maneira como as pessoas se relacionam. Ajudam também a minimizar conflitos trabalhistas futuros. Importante salientar, ainda, que algumas pessoas/empresas diferenciam Norma de Política Interna, sendo que a primeira se refere aos direitos e deveres de todos os colaboradores, enquanto a segunda é o que a organização espera do uso dos recursos disponibilizados, especificamente para cada colaborador (ou grupo de colaboradores).

 

Alguns exemplos de normas e políticas internas: política de uso de celulares, veículos, computadores, e-mails, confidencialidade de informações, propriedade intelectual, etc.

 

 

Mas por qual razão eu preciso de um advogado para elaborar estes documentos?

A elaboração de Normas e Políticas bem fundamentadas, detalhadas e que estão em total consonância com o que a empresa pensa, pode, sem sombra de dúvidas, minimizar passivos trabalhistas, na medida que institucionaliza os compromissos assumidos com os colaboradores, e cria uma padronização, mitigando possíveis erros.

 

Nesta esteira, o advogado trabalhista pode auxiliar o setor de RH, diretoria e outro setores envolvidos, na elaboração do documento, analisando se as diretrizes nele disciplinadas não estão em contrariedade com a legislação, jurisprudência ou até mesmo com outras políticas já aplicadas pela empresa. Entre em contato.

Perguntas frequentes

Confira agora as perguntas mais frequentes sobre essa nossa solução.

Quais assuntos podem ser tratados numa Política ou Norma Interna?

Inúmeros! Abaixo apresentamos um rol exemplificativo:

 

– Políticas de Segurança;

– Política de Utilização de Veículos;

– Plano de Carreira – Cargos e Salários;

– Políticas de Segurança e Saúde;

– Política de Utilização de Ferramentas de Trabalho;

– Política de Transferências;

– Recrutamento e Seleção;

– Treinamento e Desenvolvimento.

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