Publicada no dia primeiro de agosto pela Diretoria Colegiada do Banco do Brasil, a circular nº 3.956 autoriza o uso pelos clientes de instituições de pagamentos e bancos, incluindo os titulares de contas em bancos digitais, isto é, os caracterizados “clientes via aplicativos”, a utilizarem o boleto bancário para fazer depósitos nas suas contas pessoais.

Esse método, já conhecido pelos bancos digitais, que são aqueles que não possuem redes físicas de atendimento, não era oficializado pelo Banco Central. A autorização tem como intuito facilitar a vida dos usuários que não possuem contas para depósito ou que possuem contas online.

A oferta de produtos financeiros vem aumentando cada vez mais, a exemplo dos bancos digitais, Sociedades de Empréstimo entre Pessoas, Sociedades de Crédito Direto, entre outros, e este novo método de pagamento pretende tornar os depósitos ou os aportes em contas mais flexíveis e dinâmicos, dispondo até mesmo de pagamentos em espécie.
O ponto principal é a emissão do boleto em nome do titular da conta e o posterior pagamento em proveito do próprio.

De acordo com o Banco Central, além dos pontos positivos já elencados, essa prática aumentará a concorrência e o acesso aos serviços das instituições de pagamento.

Há quem diga que esta nova prática ocasionará danos ao meio ambiente, tendo em vista a quantidade de papel que será despendida. No entanto, válido considerar a real quantidade já dispendida de comprovantes impressos e disponibilizados pelas agências bancárias, bem como salientar que, na era digital em que vivemos, a grande parte dos boletos emitidos não serão e não precisarão ser impressos.

nano

Postado por: Nano Incub, atualizado em: 12/08/2019

Uma agência de inovação digital focada no desenvolvimento de Startups, Soluções Web e Aplicativos Móveis. Uma agência de inovação digital focada no desenvolvimento de Startups, Soluções Web e Aplicativos Móveis. Uma agência de inovação digital focada no desenvolvimento de Startups, Soluções Web e Aplicativos Móveis.

Comente sobre este artigo